Parece ironia em um blog de piadas eu escrever um post sério sobre um assunto que é uma piada.
A melhor colocação que o Brasil obteve em Olimpíadas foi em Atenas 2004 com 5 medalhas de Ouro, 2 de prata e 3 de Bronze.
Vale lembrar que a classificação é por medalhas de Ouro. Empatando esse quesito leva-se em consideração as medalha de Prata e persistindo o empate é que as de Bronze passam a valer alguma coisa. É por isso que países com mais medalhas ficam atrás de outros que tem menos só pelo fato de terem menos Ouros.
Nas últimas Olimpíadas, em Pequim, o Brasil teve 15 medalhas, sendo 3 de Ouro, 4 de Prata e 8 de Bronze, ou seja, Decaiu certo? Pela lógica sim, mas segundo o Sr. Carlos Nuzman, Presidente do COB – Comitê Olímpico Brasileiro – O Brasil evoluiu, pois ganhou mais medalhas.
Ele não sabe da regra? Sabe sim, é claro, mas é cara de pau o suficiente para mudar o foco da situação.
Passado o Pan de Guadalajara, o Brasil quase ficou em Segundo lugar, mas no final perdeu de Cuba. Esse quase foi porque o Brasil melhorou? Não, foi Cuba que decaiu.
No Pan do Rio em 2007 o Brasil teve 52 medalhas de Ouro. Agora em Guadalajara o Brasil Ganhou 48. Nos últimos 3 Pans Cuba obteve 72 medalhas de Ouro em Santo Domingo, 59 no Rio e 58 em Guadalajara. Nem piorando o seu desempenho o Brasil conseguiu passar.
Mas é claro que os caras de pau do COB arrumaram um jeito de falar que o Brasil melhorou. Disseram que foi o melhor desempenho fora do Brasil. Não é mentira, mas esconde a maior verdade: O esporte do Brasil não evolui.
O dito “país do Futebol” não passou da primeira fase nesse esporte. Levou um time ridículo. Como bem disse o Romário, melhor teria sido nem ter ido jogar.
Enquanto isso a seleção feminina que é quem ganha tudo e perdeu a final por uma infelicidade fica relegada à segundo plano aqui no Brasil sem ter a menor visibilidade.
A grande massa das medalhas de Ouro veio da Natação (10), Vôlei (4), Judô (6) e Vela (5). Esportes que sempre trazem muitas medalhas, mas que excluindo o vôlei, Não recebe a menor atenção. Alguém se lembra do nome de algum judoca fora o Vereador Aurélio Miguel? E de um velejador ainda em atuação?
No nado sincronizado nós só conhecemos as gêmeas lindas e louras Bia e Branca, mas não pelo esporte em si, mas por serem lindas e louras.
Fora o futebol, e poucas exceções como o Vôlei, por exemplo, o Brasil não dá a menor atenção. Ficamos dependendo de fenômenos isolados como o Guga no Tênis. Alguém sabe dizer o nome de algum bom tenista brasileiro em atuação?
O Guga ainda ganhou dinheiro, mas nos outros esportes os atletas precisam vender os bens para poder praticar. Muitos desistem, e quem perde? Nós.
Por que aquelas crianças e jovens que estão na rua pedindo dinheiro e até roubando não estão praticando ginástica olímpica, arco e flecha, Pelota Basca, dentre outros?
Por que esses bandidos que usam armas para matar não estão usando as mesmas armas para acertar um alvo em uma Olimpíada ou Pan?
Quando é que viraremos uma potência olímpica como os Estados Unidos?
Potencial humano nós temos. O que falta é ação.
Enquanto no Ministério do Esporte quem indica o ministro é um partido, e não porque o ministro é uma pessoa envolvida com o esporte, mas porque é um político, e os e os Presidentes de algumas confederações estão mais preocupados em ganhar dinheiro do que em melhorar o esporte brasileiro nós não vamos ver essa melhora.
Como eu disse no começo, isso é uma piada, mas muito da sem graça.
Se você chegou até aqui, muito Obrigado. E divulgue esse desabafo para outras pessoas.
Para encerrar, eu deixo um link para um excelente comentário do Téo José em: http://br.esportes.yahoo.com/blogs/teo-jose/esporte-brasileiro-muito-para-se-fazer-112024323.html#more-id
Obrigado
Nenhum comentário:
Postar um comentário