terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Oratória



Desculpem por não ter colocado as postagens na ultima semana. é pq eu estava na CONARC e só agora estou podendo postar.


Então eu aproveito para postar o meu discurso inflamado.. Eu participei do 2º concurso nacional de oratória e cheguei à final... Não passei disso, mas eu não tinha chance. O Paulinho, que ganhou, era invencível...


Abaixo está o vídeo do discurso que me levou à final, e na sequência está o discurso na íntegra. Espero que vcs partilhem do meu pensamento.


Muito boa tarde a todos,
Inicialmente eu gostaria de parabenizar e agradecer a organização da CONARC pela escolha do tema, que em minha opinião é o ponto mais importante a ser tocado hoje na nossa sociedade.
Eu não sei de vocês, mas eu ando meio desanimado. A educação não vem recebendo a atenção que realmente merece, e se vocês me permitem dizer, a educação tem sido humilhada e pisoteada sem o menor pingo de dó.
Existem pessoas que reclamam que o governo vem privatizando as suas empresas, mas essas mesmas pessoas não percebem que os setores mais básicos da nossa sociedade já foram privatizados. A educação, assim como a saúde não pertence mais ao povo. Se você quer ter uma educação de qualidade, você tem que pagar por isso, e pagar caro.
Então porque ao invés de nos preocuparmos com a privatização das empresas, não nos preocupamos com a privatização da educação?
O Governo resolveu dar cotas para quem estudou em colégio público poder entrar na faculdade. Qual é o objetivo dessa medida? Dar uma chance aos que não estão preparados? E se eles não estão preparados, eles vão conseguir cursar a faculdade que utiliza os conhecimentos do ensino básico?
Como muitos de vocês sabem, eu sou engenheiro. Engenheiro Mecânico, mas nesse momento eu me permito fazer uma analogia com a Engenharia Civil.
Vocês já viram alguém construir um prédio a partir da cobertura? Ou fazer uma cobertura incrível sendo que os alicerces foram mal-feitos?
O que aconteceria se alguém construísse um prédio assim? Ele fatalmente cairia. Os alicerces e os pilares não agüentariam a parte de cima.
Então porque ao invés de baixar o nível do ensino superior, o governo não começa fazendo um ensino básico forte e que prepara o aluno para passar na faculdade sem precisar de cota?
Porque não preparar um alicerce forte fazendo um mega projeto de alfabetização?
Eu temo que as autoridades não tenham interesse em trabalhar seriamente na educação do povo para não formar indivíduos com preparo para entender o que acontece ao seu redor. Eu creio que os nossos governantes queiram um povo ignorante que seja manejado como gado sem ter senso crítico para se libertar e andar por si próprio, e assim toma medidas hipócritas para fingir que está fazendo alguma coisa pela nossa educação.
Eu convoco cada um dos Rotaract Clubs aqui presentes a começar a mudar essa história.
Se a gente consegue erradicar a pólio do mundo, porque a gente não erradica o analfabetismo do Brasil?
Eu convoco cada um de vocês a fazer um pequeno projeto de alfabetização na sua própria área de atuação. Se cada um de nós fizer a sua parte, eu não tenho a menor sombra de dúvida que o primeiro passo para a solução do problema da educação no Brasil terá sido dado.
Obrigado pela oportunidade de poder desabafar, e conto com a força de cada um de vocês.


Nenhum comentário:

Postar um comentário